segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Risoto Base

Oiii pessoas!!
Tudo bem com vocês?!

Ai que saudaaade!!! Ainda não me acostumei com esse rítmo "blogueira", mas vou me policiar para não abandonar o blog de novo!!! A receitinha de hoje é um dos meus pratos preferidos! RISOTO ;) Um prato que desde 1574 faz a nossa alegria e aquece nossos corações, podendo ser prato principal ou guarnição.  Enjoy!



Ingredientes:
Arroz arbóreo, 3/4 xícara
Caldo de legumes, 1 litro
Cebola cortada em brunoise (aqui), 1 unid média
Alho amassado, 2 dentes
Azeite, qn
Manteiga, 1 colher de sopa
Vinho branco, 1 xícara
Sal e pimenta do reino, qn

Modo de preparo:
Aqueça a panela, frite a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente o arroz e o vinho branco, mexendo por cerca de 2 min. Aos poucos vá acrescentando o caldo de legumes (duas conchas de cada vez) e NUNCA pare de mexer. O tempo de cocção gora em torno de 15 a 20 min. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e, por fim, acrescente a manteiga, que dará brilho. PRONTO!! Agora você já tem um risoto base.

Para fazer do risoto base uma guarnição: Acrescente parmesão, palmito, acafrão...
Para fazer do risoto base um prato principal: É só acrescentar frango e gorgonzola, filé e cogumelos, carne seca e creme de cabutiá... use a imaginação.

O último risoto que fiz (foto acima) foi de Abobrinha, cenoura e calabresa. Só acrescentei ao risoto base:
1/2 cenoura ralada, 1/2 abobrinha ralada e 1/2 xícara de calabresa cortada em cubinhos. (Fritei tudo junto com o arroz e o vinho). Ficou delícia!! BOM APETITE!!

Dica 1: O arroz arbóreo é comumente usado no risoto por possuir mais amido e deixá-lo cremoso.
Dica 2: O caldo deve estar sempre fervente.
Dica 3: Acrescento os temperos e ervas sempre no final para não perderem aroma e sabor.
Dica 4: A manteiga (margarina NÃO) deve estar em temperatura ambiente.
Dica 5: MEXA SEMPRE!

Beijos,

Cami




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Guacamole

Arriba México!!!

Holla!! Vortei!! Hoje iremos até o México buscar uma receita tooop que eu amo!! Essa iguaria tem origens indígenas:  "Ahuacatl" (abacate) e "mole" é um nome genérico para "molho". Guacamole é leve, rápido e prático de fazer. Para acompanhar Sol Mexicana ou Tequila? As duas... (#aloka) 


Ingredientes:

Abacate maduro, 1 unid
Tomate maduro em cubos pequenos, 1 unid
Cebola pequena cortada em brunoise (aqui), 1 unid
Pimenta dedo de moça finamente picada e sem semente, 1 unidLimão espremido, 1 unid
Sal e pimenta do reino, qn

Dente de alho amassado, 1 unid
Nachos (Doritos), 250 g

Modo de Preparo: 

Amasse o abacate com a ajuda de um garfo até formar um creme. Tempere-o com o tomate, cebola, alho, pimenta, suco de limão, pimenta do reino moída na hora e sal. Misture bem e se aguentar reserve na geladeira por 40 min. Sirva com Doritos e BOM APETITE!! 



Beeeeijos,


Cami

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Fettuccine ao Molho Pesto com Medalhão de Mignon envolto no Bacon

Oiii gentem, tudo bem?!!

Passei essa semana meio sumidinha, mas estou de voltaaa!! Se você está com dúvida em relação ao jantar de hoje a noite... PRE PA RA, porque a dica de hoje é uma massa com filé delícia, super rápida e fácil!! Veeem que eu te conto a receitinha!! Enjoy!

Ingredientes
Filé mignon, 6 medalhões de 2 cm
Bacon, 6 fatias
Fettuccine, 500 g
Molho Pesto, qn (receita aqui)
Sal, azeite e Pimenta do Reino moída na hora, qn

Mode de preparo:
Para o filé: Envolva os medalhões com as fatias de bacon e para prendê-las utilize palitos de dente ou barbante (o último é mais fácil de ser retirado depois). Tempere-os dos dois lados com sal e pimenta do reino moída na hora (SEMPRE) e sele-os em uma frigideira bem quente, com um fio de azeite, por 2 min de cada lado. Esse processo é importante para não tirar o "suco" do interior da carne e deixa-la macia. Disponha os medalhões em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 10 min.
Para a massa: Enquanto os medalhões estão no forno, cozinhe o fettuccine al dente, com bastante água e uma pitada de sal. Não é necessário colocar azeite, apenas mexa com um garfo de vez em quando e respeite o tempo de cozimento descrito na embalagem. Quando estiver cozido, escorra a massa e regue com um pouco de azeite, finalizando com o molho pesto (a quantidade depende do seu gosto)... e PRONTO!!

A receita rende 6 porções.

Bom apetite!!

Beijos,

Cami

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Molho Pesto

Oiii gentem, tudo bem?!

A receitinha de hoje é uma introdução ao prato principal do jantar que fiz na nova casa da minha madrinha (comentei aqui). Como teve Fettuccine ao Molho Pesto com Medalhão de Mignon envolto no Bacon, resolvi dividir a receita em etapas, começando pelo Molho. Pesto vem do verbo "Pestare", que significa em italiano: amassar, triturar, macerar... vai bem com massas, lasanhas, carnes e pães. O molho dura 3-4 dias na geladeira, basta coloca-lo em um recipiente, cobrir com azeite e fechar bem. Pode ser congelado, no entanto, descongele somente a quantidade a ser usada, em temperatura ambiente ou na geladeira, jamais leve ao fogo. Enjoy!!



Molho Pesto
Ingredientes:
Manjericão lavado e sequinho, 1 maço (só as folhas)
Alho descascado, 4 dentes
Azeite, 1/2 xícara
Nozes trituradas, 3 colheres sopa
Parmesão ralado, 100 g
Sal, 1 colher de chá

Modo de preparo: 
Misture tudo no pilão, macerando o alho, sal, nozes primeiro e acrescentando o azeite e o manjericão aos poucos. Por fim, misture o parmesão e PRONTO. Mas se você não tem um pilão não fique triste, use o liquidificador, processador ou mixer, só não se preocupe se ficar escuro, pois como esses utensílios tem lâminas acontece isso mesmo!!

Difícil demaaais, né? #sqn

Dica 1: Algumas pessoas colocam Pimenta do Reino, eu não gosto. Mas por questão de gosto mesmo.
Dica 2: Pode-se acrescentar Rúcula, Coentro ou Salsa, mas vão roubar a cena do Manjericão! Também não gosto!!

Espero que tenham gostado!!!

Beeijos,

Cami


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Esfiha Síria

Oi pessoas, tudo bem?!

Hoje vou compartilhar com vocês uma receita de Esfiha Síria da Vovó Palmirinha. Ela, além de fooofa e engraçada, tem ótimas receitas e uma história de vida linda!! O Marcelo (meu namorado) ama comida árabe e como eu sou uma namorada gorda exemplar, resolvi testá-la. Suuuper aprovamos!! Melhor que qualquer Habib's da vida!! Diliça. Enjoy!!!



Ingredientes:


  • Para a massa
  • Farinha de trigo, 1 kg
  • Água morna, 250 ml
  • Óleo,  220 ml
  • Açúcar, 1 colher (sopa)
  • Sal, 1 colher (sopa) rasa
  • Fermento para pão, 3 tabletes
  • Gema, 1
  • Para o recheio
  • Carne moída, 500 g
  • Cebola, 1 unid
  • Tomates, 2 unid
  • Hortelã, ½ maço
  • Limão, 2 unid
  • Sal e pimenta, a gosto

  • Modo de Preparo:
  • Recheio: Em um recipiente, coloque a carne moída, a cebola, os tomates, a hortelã, o suco de limão, o sal e a pimenta. Misture, deixando no tempero por aproximadamente 30 minutos, para pegar gosto. A seguir, escorra a mistura sobre uma peneira. (IMPORTANTE, pois os ingredientes do recheio soltam muita água) 
  • Massa: Em um recipiente, esfarele o fermento e adicione o sal. Misture até obter um líquido. Acrescente a água morna, o óleo e o açúcar. Vá adicionando a farinha aos poucos, mas separe uma pequena quantidade para os outros passos. Em uma superfície enfarinhada, sove a massa até dar ponto. (Até a massa não grudar mais na sua mão) Depois, deixe descansar por 20 minutos. Abra porções da massa com o rolo, polvilhando farinha. Utilize fubá e molde a massa, levantando a parte exterior da esfiha. Feito isso, coloque o recheio. Quando tiver montado os salgadinhos, pincele-os com a gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos. BOM APETITE!!

  • Dica: Para fazer a esfiha fechada: Modele com um cortador redondo, coloque o recheio e feche, unindo as pontas no centro.

  • Beeeijos,

  • Cami


  • quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

    Benefícios e cortes da cebola

    Oi genteeem, tudo bem?!

    Hoje estive pensando em como começo o preparo de um prato. No processo e nos ingredientes que uso. Quatro itens estão sempre presentes na minha cozinha. São eles: azeite, cebola, alho e pimenta. Nada como um bom tempero para alegrar a barriga vida. A primeira coisa que faço quando vou cozinhar é cortar a cebola.  Vocês já pensaram nos benefícios, tipos e formas de cortar uma? Não? Veem que eu te conto!!

    A cebola
    É um bulbo cultivada desde a antiguidade na Ásia central e é a terceira hortaliça mais plantada no Brasil. Os tipos mais comuns de cebola são: a branca de casca amarela, branca com a casca da mesma cor, roxa, chalota, cristal e pérola.

    Benefícios:

    Inibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos; age contra fungos causadores de micose; reduz o teor de gordura do sangue e o risco de trombose e de  aterosclerose; estimula o coração; ameniza os sintomas da asma; auxilia no controle da diabetes; reduz o risco de desenvolver câncer de esôfago, estômago e mama; auxilia no combate a inflamações; antioxidante.

    Tipos de corte:
    É importante lembrar que esses tipos de corte não são exclusivos das cebolas e podem usados em qualquer fruta, legume ou tubérculo.




    Como não chorar?
    Deixe a cebola de molho em água gelada por volta de 45 minutos, isso diminui a liberação de ácido sulfênico (que é o que causa irritação nos olhos) e também a deixa menos ácida! ;) 

    Enjoy!!

    Beijoos,

    Cami


    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

    Hambúrguer Caseiro

    Oiii pessoas!!

    Quem não ama um McDonald's ou um Pit Dog?! Ahh, eu amo!! Mas nada melhor que algo feito em casa, com seu tempero e sem conservantes. Por isso, há algum tempo me aventurei a fazer o meu próprio hambúrguer. Suuuper fácil, rápido, dando até para congelar e ter um sandubão a hora que quiser!! 
    Veeem que eu te conto a receita!! Enjoy!! 


    Você vai precisar de:
    Pão francês, 5 unid
    Carne moída, 500 g
    Ovo, 1 unid
    Queijo, 5 fatias
    Alface, 5 folhas
    Sal, pimenta e cebolinha, a gosto
    Maionese, a gosto
    Óleo para fritar

    Faça assim:
    Em uma vasilha misture a carne, prefiro sempre patinho moído duas vezes, o ovo e tempere com sal, pimenta e cebolinha. Modele os hambúrgueres e frite-os com pouco óleo em uma frigideira, virando umas
    duas vezes. Coloque as fatias de queijo em cima do hambúrguer ainda na frigideira para que derreta. Monte o sanduíche colocando no pão o hambúrguer, a alface e a maionese.

    Dica 1: Se quiser pode fazer mini-hambúrguer. É só trocar o pão e modelar menorzinho!!
    Dica 2: Para congelar é só modelar os hambúrgueres e colocar em uma assadeira. Leve ao freezer até endurecer e, então, retire-os e guarde-os em saquinhos plásticos e devolva ao freezer, por até 3 meses.
    Dica 3: Você pode colocar manjericão, salsinha, bacon e calabresa moída. Fica beem goxtosoo!!! :D
    Dica 4: Para hambúrguer de frango é só trocar a carne!!

    Para acompanhar: Cerveja Mexicana Sol Premium

    Bom apetite!!

    Beijo,

    Cami

    terça-feira, 28 de janeiro de 2014

    Sorvetão com Calda de Chocolate

    Oiii genteeem ;)

    No último final de semana fiz um jantar na nova casa da minha madrinha e, como sempre, postei as fotos do menu no IG (@camifpires). Várias pessoas me pediram a receita da sobremesa. Fiz um Sorvetão com Calda da Chocolate que aprendi com uma amiga. Achei que não fosse dar certo, porque não respeitei o tempo de freezer. Por favor, respeitem o tempo das receitas, pois assim não passarão por momentos de tensão!! ;) Vou mostrar o passo-a-passo e uma outra opção de calda.

    Enjoy!

    Pudim de Sorvete ou Sorvetão

    Ingredientes:
    Creme 1
    Lata de leite condensado, 1 unid
    Lata de leite, 1 unid (usar a medida da lata de leite condensado)
    Gemas, 3 unid

    Creme 2
    Claras, 3 unid
    Açúcar, 3 colheres (sopa)
    Lata de creme de leite sem soro, 1 unid (no final do post ensino a tirar o soro)

    Calda de Chocolate
    Chocolate em pó, 4 colheres (sopa)
    Açúcar, 6 colheres (sopa)
    Leite, 1/2 xícara

    Calda de Frutas Vermelhas
    Frutas vermelhas frescas ou congeladas, 1 xícara (morango, amora, mirtilo, framboesa, cereja)
    Geleia de Frutas vermelhas, 1 unid
    Água, 1/2 xícara

    Modo de Preparo:
    Calda de Chocolate e Calda de Frutas Vermelhas: Misture todos os ingredientes em uma penela, leve ao fogo sem misturar mais e deixe ferver até reduzir. Coloque o líquido em uma forma com um furo, leve ao freezer e deixe por 10 minutos para ficar mais consistente. Espalhe a calda pela forma e volte ao freezer enquanto prepara o creme.

    Creme 1: Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo até ficar consistente. Ele fica com uma aparência não muito bonita, mas não se preocupe com isso. Reserve.

    Creme 2: Bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre. Acrescente o creme de leite sem soro e continue batendo até ficar homogêneo.

    Montagem: Misture delicadamente o creme 1 com o creme 2, tire a forma do freezer e adicione a mistura, devolva ao freezer novamente e deixe gelar por, pelo menos 8 horas (isso é IMPORTANTE). Para servir, tire o sorvetão do freezer e aqueça o fundo da forma no fogão até soltar. Vire-o em um prato e BOM APETITE!


    Dica 1: Misture ao leite umas 3 colheres de sopa de leite ninho (no creme 1), fica peeerfeito!!
    Dica 2: Para tirar o soro da lata de creme de leite é só fazer um furo na parte inferior e outro na parte superior da lata, deixe descansar na geladeira dentro de uma vasilha, com cada lado para baixo por 10 min. Prontinho!!

    Espero ter ajudado e caso tenha ficado alguma dúvida, deixem nos comentários que responderei.

    Beeeijos,

    Cami

    segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

    Oi?

    Sim...oi!!

    Gennntem, algumas pessoas sabem que esse blog existe desde 2007 e já abrigou tantas coisas e sentimentos. Algumas fases da vida. Passou e mudou! Agora me dedicarei a escrever e compartilhar receitas do #camisbistrô (Segue lá @camifpires). Eu amo cozinhar, testar receitas dos meus chefs preferidos e inventar moda. Esse espaço tem uma única função: resolver o problema de quem fica com água na boca quando posto uma foto de comida. Às vezes nem sabemos do que se trata e muito menos como se faz. Calma!! Tudo será fácil, afinal, "todo mundo pode cozinhar". Ah, é claro que podemos compartilhar dicar de restaurantes, blogs interessantes e outras coisinhas...

    Enjoy!!

    Beijos,

    Cami